Um dos relatos mais antigos que temos de peregrinos que cruzaram a Vila de Grijó, é o de Gianbattista Confalonieri um padre Italiano que em 20 de Abril de 1594 iniciou a sua peregrinação a pé de Lisboa a Santiago da Galiza como era referido na época, no dia 26 de Abril Gianbattista Confalonieri terá pernoitado no nosso belíssimo Mosteiro de Grijó, após ter chegado a 3 de Maio de 1594 a Santiago Gianbattista Confalonieri fez a viagem de regresso de Santiago a Lisboa novamente a pé e pernoitou de novo no Mosteiro de Grijó em 11 de Maio de 1594.
Este é o relato mais antigo que está escrito, no entanto haverá com certeza outros ainda mais antigos mas que não se encontram escritos, recorde-se que após a descoberta dos resto mortais dos aposto São Tiago no ano 813 começaram a peregrinar gentes de toda a Europa, o Caminho Português torna-se importante a partir do século XII e ajudou a consolidar as rotas e promover e intercâmbio e económico entre Portugal e Espanha.
2 comentários:
Gostei...
sureatiTodos os Caminhos vão dar a Santiago, mas quando devidamente balizados, com as setas amarelas muito melhor. Sou peregrino de Santiago, já o fiz por 3 vezes apartir da cidade do Porto, este ano em Junho fiz o Caminho pela costa sempre junto ao mar até Caminha e depois tendo como companhia o Rio Minho até Valença, 6 dias maravilhosos, 80% planos só um pouco de montanha entre Viana do Castelo e Vila Praia de Ancora, os caminhos já estão marcados apartir de Fão Esposende até Valença. Em julho deste ano Constituímos (Os Amigos dos Caminhos de Santiago de Matosinhos)com o intuíto de marcar os caminhos e por enquanto desde Leça da Palmeira até Vila do Conde, temos marcado até Vila Chã, e vamos continuar, já que as autarquias nada fazem, mesmo apesar das reuniões tidas, enfim a minha peregrinação é contínua, quer na marcações que no apoio aos peregrinos que cada vez mais, elegem este caminho por Portugal até Santiago. Aqui fica mais esta indicação. para mais informações "gildoferreira@iol.pt" Bom Caminho. GIL
Enviar um comentário