domingo, 24 de janeiro de 2010

Sinalizaçãodo Caminho de Santiago e Fátima



Foi no passado dia 23 de Janeiro que decorreu mais um encontro sobre tema “ Carta de Grijó e agora?” desta feita na belíssima Biblioteca de Oliveira de Azeméis gentilmente cedida pela respectiva Câmara Municipal.
No seguimento do trabalho iniciado em Grijó sobre a sinalização dos Caminhos de Santiago e de Fátima foi aqui apresentado o documento aprovado em Grijó “Princípios Básico a adoptar na abertura e sinalização de itinerários de peregrinação” e apresentado em detalhe as cores e as dimensões propostas para essa sinalização, foi também apresentado um trabalho proposto para uma parceria com as câmaras municipais no que diz respeito ao estudo, reconhecimento, sinalização e manutenção dos itinerários de peregrinação que atravessam essas localidades. Também foram discutidos os caminhos que devem ser seguidos para a classificação dos bens e dos caminhos com o objectivo de serem inscritos na lista de património mundial da UNESCO por ocasião do ano Santo de 2021.
Nesta importante conferencia estivem presente mais de 40 pessoas representando diversas instituições a quem muito agradecemos e que passo a referir:

Entidade de Turismo Porto e Norte
Câmara Municipal do Porto
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Turismo de Lisboa e Vale do Tejo
Câmara Municipal de Belmonte
Turismo de Lisboa e Fátima
CEPAE – Centro Património da Estremadura
Câmara Municipal de Barcelos
Câmara Municipal de Ansião
Câmara Municipal de Valença do Minho
Câmara Municipal de Santarém
Câmara Municipal de São João da Madeira
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Câmara Municipal de Vila Verde
Centro Nacional e Cultura
Câmara Municipal de Paços de Ferreira
Câmara Municipal de Guimarães
Câmara Municipal de Marco de Canavezes
Câmara Municipal de Palmela
AEJ de Estarreja
AEJ Porto
AEJ Esposende
AEJ Viana do Castelo

Além de outras pessoas individuais que com a sua presença mostraram também o interesse que este assunto merece.
No final deste encontro ficou agendado a marcação de reuniões regionais de forma a poder estar mais perto de todos e poder avançar num processo muito sério com a participação de todos no âmbito da sinalização dos Caminhos de Santiago e de Fátima.
A todos os presentes o nosso respeitoso agradecimento pela sua envolvência no processo e esperamos poder contar com a todos em futuros e muito breves encontros.

1 comentário:

Filipe disse...

Olá sou de Marco de Canaveses e no passado dia 29 Outubro 2010 fiz uma caminhada sozinho a pé a Santiago de Compostela. Uma das muitas alegrias, foi quando á minha frente reparei que umas setes amarelas eram a marcação do caminho de Santiago, e foi no trajecto entre Guimarães e Braga. Em Julho estou a pensar em fazer outra caminhada, agora com outras pessoas que querem ir. Gostava de pedir á câmara do Marco de Canaveses que o trajecto entre o Marco e Guimarães estivesse marcado.
Obrigado, e que Santiago ilumine o nosso e vosso caminho.