O meu pai fez a sua primeira peregrinação a Fátima em 2007. Foi ai que tudo começou. Depois desta peregrinação, ele começou a descobrir o Caminho de Santiago, tendo passado muito do seu tempo a pesquisar sobre esse assunto.
No ano de 2008 o meu pai fez a sua primeira peregrinação a Santiago de Compostela, nessa altura já sabia muito mais acerca do caminho. Ele contava-me diversas coisas do caminho e eu ia ficando a conhecer também cada vez mais.
No ano de 2009 eu quis fazer uma caminhada até Santiago, mas o meu pai dizia que era demasiado nova para fazer o caminho, na altura tinha 9 anos, mas eu insisti e o papa lá deixou, mas avisou-me que o caminho ia ser difícil, por isso começamos desde Valença.
Na minha primeira caminhada a Santiago de Compostela eu não percebia qual era o espírito ou o objectivo da peregrinação a Santiago, por isso penso que se possa dizer que fiz a minha primeira peregrinação só por curiosidade.
Passado um ano tentei fazer o mesmo caminho, mas desta vez deste minha casa em Grijó - Vila Nova Gaia, infelizmente não consegui…
Em Agosto de 2011, fiz novamente o Caminho de Santiago pela segunda vez, tendo iniciando novamente em Valença do Minho e chegado a Santiago em 4 dias. Mas desta vez o caminho pareceu diferente. Eu acho que cada vez que se faz o caminho sente-se ou descobre-se sempre qualquer coisa de diferente ou de novo., e desta vez eu senti algo que me faz pensar… e mudar…
Texto de: Helena Pires