terça-feira, 30 de agosto de 2011

Valença - Santiago 2011

Sentimos por vezes a necessidade de voltar... Carregar energias para enfrentar os dias que se avizinham! Foi isso que nos levou uma vez mais a Santiago entre 15 e 19 de Agosto. Comigo seguiram o meu amigo José Costa e a Helena Isabel, esta já a fazer este caminho pela segunda vez com apenas 11 anos.
Vivemos dias fantásticos, como é já habitual neste caminho. Na viagem encontramos um grupo de peregrinos, Pedro Lima, Sofia, Margarida e Miguel que souberam superar, com algum sofrimento mas muita determinação, as sempre dolorosas bolhas nos pés acabando por chegarem com mais ou menos esforço á sua meta.
Nesta altura, e com uma maior afluência de peregrinos, verificou-se a praticamente inevitável corrida ao Albergue. Verifiquei peregrinos a terminarem a sua caminhada ás 11h HP para ter lugar no Albergue e iniciá-la ás 3h30 HP… Albergues a ficarem completos 15 minutos após a abertura… Grupos de 20 pessoas a ocuparem os Albergues, quando se sabe que é recomendável a grupos grandes procurarem alojamento alternativo. É caso para perguntar: Então e o peregrino que caminha todo o dia sozinho e chega ao fim da tarde ao Albergue? Onde se vai alojar? Penso que devemos todos meditar um pouco sobre isto!
De salientar a determinação da Helena na etapa de Caldas dos Reis - Teo, em que tendo chegado a Teo a Helena nos desafia para seguirmos directos para Santiago, totalizado neste dia 38km. Deste modo ganhamos a possibilidade de pernoitar no Albergue de Monte de Gozo que ainda não tinhamos o prazer de conhecer e "bonús" adiconal de estarmos de manhã cedo em Santiago para fazer a visita - já reservada - ás “Cubiertas” (Telhado da Catedral) tendo-se vindo a revelar absolutamente fantástica.
Mais um ano em que rumamos a pé a Santiago, ficando a esperança de que no próximo tenhamos as forças necessárias para poder lá voltar.
Ultreia