segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Recuperação de Caminho

Foi recuperado um velho caminho na Serra de Negrelos em Vila Nova de Gaia. O caminho até agora sinalizado obrigava os peregrinos a atravessarem uma urbanização nova, em virtude do caminho recuperado se encontrar intransitável. Isto aconteceu devido aos anos em que esteve sem ser utilizado tendo crescido mato e árvores, fechando-o na totalidade e não permitindo a sua utilização.


A recuperação deste trajecto veio no seguimento do trabalho de estudo e sinalização de Alexandre Rato em 2006, quando este sinalizou o trajecto do Caminho de Santiago de Lisboa até ao Porto, não tendo sido possível, naquela altura, sinalizar este troço devido á elevada degradação do caminho.




Um grupo de amigos peregrinos deitou mãos á obra e o projecto de então foi agora levado a cabo! Refira-se que este troço do caminho, agora recuperado, permite ao peregrino atravessar a Serra de Negrelos na sua totalidade percorrendo a calçada romana e caminhos muito antigos sendo que, ao mesmo tempo, o número de quilómetros fica agora reduzido.

A todos os envolvidos o nosso muito obrigado, em particular a quem limpou o terreno que se mantém no anonimato, um trabalho feito em prol de todos os peregrinos.

Ultreia e Suseia




















quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ponte de Lamas desabou...

A Ponte de Lamas do Vouga caiu, interrompendo assim os Caminhos de peregrinação para Santiago e para Fátima, de momento não existe qualquer outra alternativa que não seja ter que contornar esta ponte pela sempre muito perigosa IC2

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mapas do Caminho de Fátima

Já está disponível aqui na página “FÁTIMA” os mapas do Caminho de Fátima seguindo o Caminho de Santiago.


Um trabalho elaborado em prol de todos os peregrinos que desejem peregrinar a Fátima por um caminho mais seguro, mais tranquilo e com mais paz.


Este trabalho, foi elaborado graças aos reconhecimentos feitos ao longo dos anos neste caminho, não esquecendo no entanto a preciosa ajuda de trabalhos também já executados pelo Albergue de S. Pedro de Rates, Alex Rato, Centro Nacional de Cultura, site www.santuário-fatima.pt e ao relato dos mais variados peregrinos que quiseram partilhar connosco a sua experiencia, a todos o meu muito obrigado e bem ajam.

sábado, 17 de setembro de 2011

A pequena peregrina


O meu pai fez a sua primeira peregrinação a Fátima em 2007. Foi ai que tudo começou. Depois desta peregrinação, ele começou a descobrir o Caminho de Santiago, tendo passado muito do seu tempo a pesquisar sobre esse assunto.
No ano de 2008 o meu pai fez a sua primeira peregrinação a Santiago de Compostela, nessa altura já sabia muito mais acerca do caminho. Ele contava-me diversas coisas do caminho e eu ia ficando a conhecer também cada vez mais.
No ano de 2009 eu quis fazer uma caminhada até Santiago, mas o meu pai dizia que era demasiado nova para fazer o caminho, na altura tinha 9 anos, mas eu insisti e o papa lá deixou, mas avisou-me que o caminho ia ser difícil, por isso começamos desde Valença.
Na minha primeira caminhada a Santiago de Compostela eu não percebia qual era o espírito ou o objectivo da peregrinação a Santiago, por isso penso que se possa dizer que fiz a minha primeira peregrinação só por curiosidade.
Passado um ano tentei fazer o mesmo caminho, mas desta vez deste minha casa em Grijó - Vila Nova Gaia, infelizmente não consegui…
Em Agosto de 2011, fiz novamente o Caminho de Santiago pela segunda vez, tendo iniciando novamente em Valença do Minho e chegado a Santiago em 4 dias. Mas desta vez o caminho pareceu diferente. Eu acho que cada vez que se faz o caminho sente-se ou descobre-se sempre qualquer coisa de diferente ou de novo., e desta vez eu senti algo que me faz pensar… e mudar…

Texto de: Helena Pires

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Credencial do Peregrino de Fátima


A minha Credencial de Peregrino de Fátima.



A ausência de uma credencial de Peregrino de Fátima, fez-me criar com alguma imaginação a minha própria credencial, o resultado foi o que se pode ver, sendo que o mais importante foi guardar um pouco da história do caminho percorrido, a exemplo do Caminho de Santiago e adquirir uma credencial a custo zero, apenas com algum trabalho.


De salientar as felicitações recebidas por todas as entidades a quem foi solicitado um carimbo e muito em particular em Fátima.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Valença - Santiago 2011

Sentimos por vezes a necessidade de voltar... Carregar energias para enfrentar os dias que se avizinham! Foi isso que nos levou uma vez mais a Santiago entre 15 e 19 de Agosto. Comigo seguiram o meu amigo José Costa e a Helena Isabel, esta já a fazer este caminho pela segunda vez com apenas 11 anos.
Vivemos dias fantásticos, como é já habitual neste caminho. Na viagem encontramos um grupo de peregrinos, Pedro Lima, Sofia, Margarida e Miguel que souberam superar, com algum sofrimento mas muita determinação, as sempre dolorosas bolhas nos pés acabando por chegarem com mais ou menos esforço á sua meta.
Nesta altura, e com uma maior afluência de peregrinos, verificou-se a praticamente inevitável corrida ao Albergue. Verifiquei peregrinos a terminarem a sua caminhada ás 11h HP para ter lugar no Albergue e iniciá-la ás 3h30 HP… Albergues a ficarem completos 15 minutos após a abertura… Grupos de 20 pessoas a ocuparem os Albergues, quando se sabe que é recomendável a grupos grandes procurarem alojamento alternativo. É caso para perguntar: Então e o peregrino que caminha todo o dia sozinho e chega ao fim da tarde ao Albergue? Onde se vai alojar? Penso que devemos todos meditar um pouco sobre isto!
De salientar a determinação da Helena na etapa de Caldas dos Reis - Teo, em que tendo chegado a Teo a Helena nos desafia para seguirmos directos para Santiago, totalizado neste dia 38km. Deste modo ganhamos a possibilidade de pernoitar no Albergue de Monte de Gozo que ainda não tinhamos o prazer de conhecer e "bonús" adiconal de estarmos de manhã cedo em Santiago para fazer a visita - já reservada - ás “Cubiertas” (Telhado da Catedral) tendo-se vindo a revelar absolutamente fantástica.
Mais um ano em que rumamos a pé a Santiago, ficando a esperança de que no próximo tenhamos as forças necessárias para poder lá voltar.
Ultreia

sábado, 30 de julho de 2011

Mais setas Azuis

As setas azuis continuam a ser sinalizadas seguindo o Caminho de Santiago até Fátima, hoje foi dia de sinalizar entre Curval e Albergaria-a-Nova pelo que os peregrinos até este ponto podem estar certos de percorrerem este caminho sem se perderem, sendo que os restantes km’s até Fátima estão em vias de breve concretização.


Durante o dia de hoje e enquanto procedíamos á sinalização foi interessante verificar que se continua a ver peregrinos a percorrer estes caminhos alternativos á EN 1 até Fátima, também bastante curioso foi ter cruzado com pessoas a trabalharem no Caminho de Santiago, refira-se a APVL Associação de Peregrinos Via Lusitânia em conjunto com responsáveis do Turismo do Centro e autarcas das Câmaras Municipais de Águeda e de Albergaria-a-Velha com os quais pudemos trocar interessantes aspetos do Caminho.


Deixo o desafio a todos aqueles que queiram dar o seu contributo na sinalização do Caminho de Fátima para que se juntem a este projeto e para que as setas azuis cheguem rapidamente ao seu destino.

sábado, 23 de julho de 2011

As setas Azuis

São cada vez mais os peregrinos que após chegarem a Santiago tomam a decisão continuar a sua jornada até Fátima, á também aqueles que desejam começar a sua peregrinação a Fátima em Santiago de Compostela, e em um numero cada ano maior, aqueles que desejam peregrinar a Fátima, mas seguindo pelos Caminhos de Santiago.


As setas azuis que começam em Santiago de Compostela indicam o caminho para Fátima seguindo o mesmo itinerário de peregrinação daqueles que se dirigem a Santiago, mas no sentido inverso.


Em Portugal e principalmente a partir do Porto nem sempre as setas azuis indicam o Caminho de Fátima seguindo o Caminho de Santiago, muitas vezes essas setas também indicam o caminho pela fatídica EN 1, para que todos os peregrinos tenham a possibilidade de escolher o seu próprio caminho pode-se encontrar sinalização como esta que se refere na foto.




A sinalização das setas azuis encontra-se em fase de manutenção sendo que entre a rotunda de Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia e Oliveira de Azeméis já se encontram devidamente atualizadas, lembra-mos que as setas azuis seguem o Caminho de Santiago para Fátima no sentido inverso encontramos as setas amarelas que levam os peregrinos até Santiago.

sábado, 2 de julho de 2011

Grijó - Fátima 2011

O caminho percorrido este ano entre Grijó e Fátima resume-se em particular á experiencia de percorrer dois trilhos de peregrinação diferentes, pelo que as dívido em duas etapas:


1ª Etapa Grijó – Coimbra


Nesta etapa entre Grijó e Coimbra percorremos os antigos caminhos que levam os peregrinos a Santiago de Compostela, ou seja o Caminho de Santiago, que quando percorrido no sentido inverso leva-nos até Fátima. São caminhos que os nossos antepassados que peregrinavam a Santiago de Compostela percorriam até chegarem á sua meta, de entre muitos os que os percorreram, saliento "Gianbattista Confalonieri" que percorreu este caminho no longínquo ano de 1594, refiro-me a este Padre peregrino Italiano pelo simples facto de ter pernoitado no nosso belíssimo Mosteiro de Grijó, pena hoje não termos aqui um Albergue que tanta falta faz aos peregrinos, no entanto foram muitos outros os que em tempos remotos peregrinavam a Santiago por estes caminhos, trata-se de um caminho muito tranquilo alternando entre o empedrado asfalto e pistas de terra batida, inevitavelmente a evolução dos tempos originou que estes caminhos fossem atropelados pela passagem da estrada nacional N 1 agora IC 2, pelo que em algumas ocasiões temos que atravessar e até mesmo percorrer alguns metros nesta fatídica estrada.
A companhia nesta nossa peregrinação veio a tornar-se excelente, tendo ao longo de toda a caminhada partilhado momentos inesquecíveis que estou certo que jamais esqueceremos, saliento no entanto o único momento de tristeza quando na Mealhada tivemos que deixar um elemento para tras em virtude de das bolhas que trazia nos pés e que lhe estavam a causar um extremo desconforto ao caminhar, no entanto e como estávamos na Bairrada a despedida só poderia ter sido presenteada com o respectivo Leitão á Bairrada.


2ª Etapa Coimbra – Fátima


Em virtude do pouco tempo que tinha disponível e com os compromissos assumidos na paróquia de Grijó, o percurso a partir de Coimbra teve que ser encurtado pela estrada nacional N 1 / IC 2 por onde normalmente transitam todos os peregrinos de colete amarelo. Neste percurso logo no inicio o que mais nos incomodou, além do barulho, os carros, camiões e o perigo de não ter grandes escapatórias para transitar, foi o facto da partilha pois neste percurso não era possível sequer manter um dialogo tal o perigo e o barulho desta estrada como se pode verificar nas fotos, nada recomendável para peregrinar. A partir de Pombal o percurso melhora razoávelmente e voltamos a estradas secundárias sem muito transito sendo em algumas ocasiões possível até ouvir o cantar dos pássaros. Neste trajecto e com o cruzar de outros peregrinos de colete amarelo que também se deslocavam para Fátima senti a falta de partilha entre peregrinos, nada comparável aos peregrinos que se dirigem para Santiago que quando nos cruzamos há sempre tempo para uma paragem e uma partilha de experiencias (de onde vens, para onde vais…) alguns dos peregrinos de colete amarelo com quem nos cruzamos por vezes até era difícil arrancar-lhes um (bom dia…).
Este foi para mim, tal como uma mensagem recebida de uma amiga peregrina, não mais um caminho, mas sim o caminho que me leva á paz de espírito que aqui encontrei, quero também salientar a determinação da Mónica quantas vezes a arrastar-se pelo caminho mas sempre com os olhos postos na meta e sem nunca desistir, o Rodrigo com uma capacidade física e determinação impressionantes sendo em grande parte do caminho o reboque da esposa e também o transporte da sua mochila, o Zé foi a nossa alegria no caminho uma companhia que dizer que foi agradável é muito pouco para a boa disposição que nos proporcionou no caminho, sentimos muito a sua falta a partir da Melhada e como é lógico não posso terminar sem uma palavra de apreço ao Sr. Adelino, sacristão do Mosteiro de Grijó pelo carinho e amabilidade que nos permitiu umas vez mais darmos inicio á nossa peregrinação neste ponto de referencia dos Caminhos de Santiago.


A ti peregrino, que te vais dirigir a Fátima fica o conselho, o Caminho de Santiago é sem dúvida o melhor caminho. Não te importes de fazer mais alguns km estou certo que encontrarás aqui uma força suplementar para os superar, e vais colaborar para o acabar com o transitar de pessoas por uma estrada que está cada vez mais reservada ao transito automóvel, acabando assim também com as mortes por atropelamento que todos os anos lamentamos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Caminho de Fátima

É já no próximo dia 20 de Junho, que pelas 8h30 nos reuniremos no Mosteiro de Grijó para dar inicio á nossa peregrinação até ao Santuário de Fátima percorrendo o Caminho de Santiago, mas no sentido inverso.
A falta de tempo não permitirá que o Caminho de Santiago seja percorrido além de Coimbra, a necessidade de ter que estar em casa no dia 26 de Junho para compromissos assumidos, levará a que após Coimbra se tenha que recorrer á perturbada e perigosa EN 1 que nos levará de Coimbra até Pombal para aqui sair-mos para o Barracão seguindo estradas municipais bem mais tranquilas até ao Santuário de Fátima, lembrando um pouco os Caminhos de Santiago, esta será mais uma etapa do meu caminho desta vez acompanhado por: Mónica Pires, Rodrigo Bastos e José Rocha que pelos treinos a que se tem submetido, estão determinados em atingir os seus objectivos, no regresso e como já é habito encontrarão aqui todas as fotos para se deliciarem um pouco com este caminho.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Rotunda de Santo Ovídio

A rotunda de Santo Ovídio em Vila Nova de Gaia continua totalmente transfigurada, devido ás obras do metro que ai continuam a decorrer, por tal motivo a sinalização do caminho de Santiago ai existente e que atravessa a referida rotunda foi retirada não sendo possível enquanto as obras existirem sinalizar o caminho devidamente neste local.



O Caminho de Santiago chega á rotunda de Santo Ovídio, vindo da Rua Soares dos Reis, depois após atravessar a rotunda o Caminho segue a mesma rua em direção ao Jardim Soares dos Reis, foi colocada provisoriamente ai uma placa e uma seta pintada junto da rotunda com a finalidade de prestar esta informação a todos os que peregrinam a Santiago e de não se perderem neste local.












quinta-feira, 26 de maio de 2011

Caminho de Santiago em Perosinho

Realiza-se no próximo sábado dia 4 de Junho as festas em Perosinho dedicadas ao Caminho de Santiago, com um programa bastante diversificado para o qual chamamos atenção para a palestra "Marcar o Caminho" ás 16h00 na igreja de Perosinho por Alexandre Rato.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Um fim de semana como Hospitaleiro

ALBERGUE DE S. PEDRO DE RATES



De todas as coisas boas que se pode usufruir num fim de semana como Hospitaleiro, dando um pouco daquilo que já em tempos recebemos, ficam aqui alguns numeros no mínimo interessantes.



Estamos ainda no mês de Maio, e o tempo ainda não é o melhor aliado dos peregrinos, nos dias 7 e 8 de Maio foram recebidos no Albergue:




41 peregrinos - 24 homens - 17 mulheres

Peregrinos por Pais


Portugal - 3
França - 1
Austrália - 1
Malta - 1
Holanda - 3
Alemanha - 13
Suíça - 2
Espanha - 4
Polónia - 1
Áustria - 5
Irlanda - 1
Colômbia - 2
Bélgica - 2
Republica Checa - 2

O Caminho de Santiago move um mundo inteiro... que mova também os nossos corações.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Caminho de Fátima

Os Meus Caminhos, está de mãos dadas com todos os peregrinos de Fátima que por estes dias se preparam para peregrinarem até ao local onde a 13 de Maio de 1917 Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos na Cova da Iria, que cheios de alegria e Fé tiveram a oportunidade maravilhosa de poder escutar palavras dóceis e sábias da boca de Nossa Senhora.

O caminho de Fátima não tem ser um caminho de sacrifício, mas antes um caminho de reflexão e de meditação, pode ser também um caminho de reconciliação com Cristo, e a oportunidade de entrar por aquela porta que sempre esteve aberta, e nós nem tinha-mos dado por isso!!! por essa razão é de aproveitar a oportunidade.

Lembramos que do Porto para Fátima, á outras alternativas sem ter que seguir a perigosa e desassossegada estrada nacional nº1. O caminho de Santiago, feito no sentido inverso, e que normalmente se encontra sinalizado por setas azuis, é uma alternativa que quando partimos em peregrinação deve ser tida em conta, percorrendo estradas antigas, sossegadas e repletas de historias e monumentos é para quem durante a sua peregrinação aproveita a oportunidade para meditar e refletir sem duvida a melhor solução.

A todos os peregrinos um Bom Caminho

terça-feira, 29 de março de 2011

Hospitaleiros Voluntários

Ser Hospitaleiro Voluntário é uma experiência muito enriquecedora, é estarmos disponíveis para os peregrinos e dar-mos aos outros um pouco do que também nós recebemos quando percorremos o Caminho de Santiago, é receber o peregrino e acolhe-lo no fim da sua jornada, é ajuda-lo e dar-lhe todas as informações que possa necessitar. O Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rates promove a oportunidade de também tu poderes dar um pouco de ti mesmo aos peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago. Caso estejas interessado em abraçares este desafio visita www.alberguederates.com e preenche a tua ficha de Hospitaleiro Voluntário.

terça-feira, 8 de março de 2011

Pórtico da Glória

Em mais uma visita ontem á Catedral de Santiago, verifiquei que o Pórtico da Glória se encontra quase todo tapado em fase de recuperação devido ao seu elevado estado de degradação, facto esse que limita em muito a apreciação desta grande obra românica do Mestre Mateo construída entre os anos 1168 e 1188. Pelas informações recolhidas esta recuperação, que se espera que seja rápida não irá certamente permitir nos próximos tempos visualizar de uma forma clara e limpa esta obra que todos os peregrinos gostam de apreciar, no entanto a Fundação Pedro Barrié de la Maza oferece uma alternativa muito valiosa que a todos recomendo, na cripta por baixo do Pórtico da Glória, esta Fundação oferece-nos gratuitamente uma visita virtual ao Pórtico a qual achei uma alternativa muito interessante, pois alem da explicação pormenorizada do Pórtico também ficamos sensibilizados sobre o que levou a este estado de degradação e a necessária intervenção para que se possa proceder a uma rápida recuperação sem deixar avançar mais este seu elevado estado de degradação.
Boas visitas a Santiago de Compostela

sábado, 1 de janeiro de 2011

Fecho da Porta Santa

No ultimo dia do ano de 2010, e numa cerimonia cheia de simbolismo procedeu-se ao encerramento da Porta Santa na Catedral de Santiago de Compostela.

Fazemos votos para quando esta se voltar a abrir daqui por 11 anos, ou seja em 2021 possamos encontrar todos os novos e velhos amigos neste caminho da vida...

Até lá votos de um ano de 2011 cheio de boas perspectivas.